domingo, 21 de fevereiro de 2010

Lutero

Bruno Gervásio Branci

No mundo pós-moderno percebemos várias vertentes do cristianismo. Com exceção da Igreja Ortodoxa, todas essas vertentes sofreram influências ideológica de maneira direta ou indireta de Martin Lutero. Ele é até hoje um personagem polêmico, por vezes tratado como anjo destinado por Deus.

Devemos ele a livre interpretação dos textos sagrados, graças a tradução da Bíblia na língua alemã. As suas teses obrigaram a Igreja a se reformular e combater muitos desvios de conduta que denegriam a imagem de Igreja de Roma.

Suas teses serviram de inspiração aos Calvinistas que pregavam além da fé, o enriquecimento como sinal de graça divina. Essa doutrina serviu de base ética, religiosa e moral, que justificou e consolidou o capitalismo como sistema econômico.

Percebemos que as conseqüências das teses de Lutero estão presentes no nosso dia a dia. Suas idéias alteraram o curso da história, provocando uma mudança de mentalidade e servindo de justificativa ideológica a crescente classe mercantil. Ignorar Lutero é como não perceber um furacão que consegui mudar até certos ritos católicos, mais ainda mudou a forma do homem se ver no mundo e sua relação com o divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário