domingo, 8 de novembro de 2009

Funções da Linguagem

Função Poética

Seleção de textos: Nonato Gurgel



Figuras de Linguagem na MPB

01 – Longa é a arte/ Tão breve a vida

“Querida”, Tom Jobim

02 – ...a lição que o sol me traduz: viver da própria luz

“Luz”, Djavan

03 – Em parte a gente é arte / Em outra parte, técnica

“Acende o crepúsculo”, Marina Lima e Antonio Cicero

04 – Beleza são coisas acesas por dentro /
Tristezas são belezas apagadas pelo sofrimento

“Lágrimas Negras”, Jorge Mautner

05 – Lágrimas de chuva molham o vidro da janela.

“Lágrimas de Chuva”, Paula Toller

06 – Caía a tarde feito um viaduto

“O bêbado e o equilibrista”, João Bosco / Aldir Blanc

07 – Já não sonho / hoje faço / com o meu braço o meu viver

“Travessia”, Milton Nascimento / Fernando Brant

08 – A vida é amiga da arte.

“Força estranha”, Caetano Veloso

09 – A solidão agora é sólida, uma pedra ao sol.

“O homem velho”, Caetano Veloso

10 – Enquanto Freud explica as coisas /
O diabo fica dando os toques

“Rock do diabo”, Raul Seixas e Paulo Coelho

11 - ...eu queria ser civilizado como os animais.

“O progresso”, Erasmo e Roberto Carlos

12 – ...eu pensei que fosse Deus e que os mares
fossem meus como pensam os ingleses ...

“Embarcação”, Francis Hime e Chico Buarque

13 – Basta ser sincero e desejar profundo /
Você será capaz de sacudir o mundo.

“Tente outra vez”, Raul Seixas

14 – Eu entendo a noite como um oceano
que banha de sombra o mundo de sol

“Beira Mar”, Zé Ramalho

15 – ...nem se eu bebesse o mar
encheria o que eu tenho de fundo.

“Seduzir”, Djavan

16 – Eu sei que flores existiram, mas que não
resistiram a vendavais constantes

“Fera Ferida”, Erasmo e Roberto Carlos

17 –...e a lua furando nosso zinco
salpicava de estrelas nosso chão

“Chão de Estrelas”, Orestes Barbosa

18 – Adoro, sei lá por que,/ esse olhar / meio escudo /
que em vez de meu álcool forte/ pede água Perrier

“Água Perrier”, Adriana Calcanhoto e Antonio Cicero

19– ...pois paz sem voz / não é paz é medo

“Minha alma”, Rappa

20 - É meio-dia, é meia-noite, faz zumzum na testa /
Na janela, na fresta da telha...

“Mel”, Waly Salomão e Caetano Veloso

21 – Eu vou cuidar/ Do seu jardim/ Eu vou cuidar, ...
Eu cuidarei do seu jantar/ Do céu e do mar, e de você e de mim

"Os Cegos do Castelo", Nando Reis

22 – O papa é pop / o pop não poupa ninguém

“O papa é pop”, Humberto gessinger

23 – Drão o amor da gente é como um grão /
uma semente de ilusão tem que morrer pra germinar

“Drão”, Gilberto Gil

24 ... ...nosso caso é uma porta entreaberta.

“Grito de Alerta”, Gonzaguinha

25 – Quando se aprende a amar/ o mundo passa a ser seu.

“Maurício”, Renato Russo

26 – ...quando eu te vejo eu desejo o teu desejo

“Menino do Rio”, Caetano Veloso

27 – ...e todos os meus órgãos estão a clamar

“À flor da pele”, Chico Buarque

28 – Dorme o sol à flor do Chico meio dia

“O ciúme”, Caetano Veloso

29 – ...porque meu coração é uma ilha a centenas de milhas daqui

“A ilha”, Djavan

30 – Avião sem asa... sou eu assim sem você/
...nem mil auto-falantes vão poder falar por mim...
...o relógio tá de mal comigo

Cacá Moraes

31 – ... são dez fiinho, é muito pouco, é quase nada

“Boiadeiro”, Luiz Gonzaga


32 – ...devolva o Neruda que você me tomou e nunca leu

“Trocando em miúdos”, Francis Hime e Chico Buarque

33 – ...tira o verde desses zói de riba deu

“Kalu”, Humberto Teixeira

34 – Copacabana esta semana o mar sou eu

“Paralelas”, Belchior

35 – O mesmo pé que dança o samba se for preciso vai à guerra

“Viola enluarada”, Marcos Vale e Paulo S. Vale

36 – E pela paz derradeira
que enfim vai nos redimir /Deus lhe pague

“Construção”, Chico Buarque

37 – ... a lua tal qual a dona do bordel /
pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel

João Bosco & Aldir Blanc

38 - Uma parte de mim é todo mundo...

(“Traduzir-se”, Fagner e Ferreira Gullar)

39 – ...acho que a chuva ajuda a gente a se ver

“Chuva, suor e cerveja”, Caetano Veloso

40 – Se a gente falasse menos, talvez compreendesse mais

"Congênito", Luis Melodia

41 – ...quero viver mais duzentos anos,
quero não ferir meu semelhante nem por isso quero me ferir

“O sal da Terra”, Beto Guedes

42 - Quaquaraquaquá, quem riu / Quaquaraquaquá, fui eu

“Vou deitar e rolar”, Baden Powell & Paulo César Pinheiro

43 – Quem duvida da vida tem culpa/
Quem evita a dúvida também tem

“Somos quem podemos ser”, Humberto Gessinger

44 – Por que você é Flamengo e meu pai Botafogo?

“Oito anos”, Paula Toller

45 - É bom te encontrar, quem sabe, feliz, /
Com a mesma alegria / De novo...

“Coisas do Brasil”, Guilherme Arantes

46 - Há palavras, existem letras
Mas você não forma / as frases loucas que cultiva por aí

"Meu ego", Roberto e Erasmo Carlos

47 - Onde queres família sou maluco /
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon sou Pernambuco /
E onde queres eunuco, garanhão

“O quereres”, Caetano Veloso

48 - Eu queria insistir
Mas o caminho só existe
Quando você passa...

"Acima do Sol", Chico Amaral / Samuel Rosa

49 - Estranho é gostar tanto do seu all star azul
Estranho é pensar que o bairro das laranjeiras
Satisfeito sorri quando chego ali e entro no elevador

"All Star", Nando Reis

50 - Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade,
disso Newton já sabia! Cai no sul grande cidade
São Paulo violento, Corre o rio que me engana...
Copacabana, zona norte
e os cabares da Lapa onde eu morei

"Fotografia 3 x 4", Belchior

Um comentário:

  1. Esse exercício foi muito interessante, tirando as figuras que eu não conhecia e aquelas que não estavam na lista que o senhor deu em sala de aula (rs), como Paradoxo e Anacoluto.

    Mas fora isso, foi muito bom...rs

    Brincadeirinha!

    Até mais!

    ResponderExcluir