terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Historiador Como Colunista





.

Conhecia Peter Burke, através de entrevistas, como professor emérito da Universidade de Cambridge। Acabei de ler o volume O Historiador Como Colunista e gostei muito. Trata-se de uma coletânea de ensaios publicados na Folha de São Paulo pelo referido historiador que assume ver novelas e lê a cultura contemporânea reorientada a partir das experiências virtuais.

Neste livro ele escreve, dentre outros, sobre livros e autores, idéias e culturas, instituições e idiomas. Analisa mitos, estéticas, comportamentos (o ensaio sobre o silêncio é um dos meus prediletos) e destaca práticas existenciais do cotidiano e de pessoas comuns (o ensaio sobre os shoppings é exemplar). Bom mesmo é sacar que Peter é um autor que lê e escreve sobre o seu tempo, com a linguagem do seu tempo.

A escrita leve e a multiplicidade de temas lidos por um recorte histórico e cultural tornam a leitura do volume bastante produtiva para diferentes áreas das ciências humanas, já que personagens e assuntos de diferentes contextos permeiam a obra. Nela gostei de ler, em vários ensaios, referências a autores que aprecio como Montaigne, Borges, Walter Benjamin, Gilberto Freyre e Mikhail Bakhtin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário